Primeira Plenária de Saúde é realizada em Monsenhor Hipólito

Com o tema “Ampliação da Assistência em Saúde e Controle Social: Uma Construção Coletiva para Melhoria do Acesso aos Serviços de Saúde”, a Prefeitura de Monsenhor Hipólito através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou sua 1ª Plenária de discursão sobre as melhorias das ações no setor. Autoridades e a comunidade em geral participaram do evento que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 24, no Auditório da Prefeitura Municipal.

Joyce Pinheiro apresentou relatório do SIOPS

A Plenária foi aberta a partir das 08h00 com o credenciamento dos participantes e logo após houve a formação da mesa de honra. Em seguida aconteceram os pronunciamentos do prefeito, o médico Zenon Bezerra; da secretária municipal de saúde, Joyce Pinheiro Bezerra e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Romero Costa, que declarou aberta a Plenária.

Secretária de saúde com palestrantes

Na ocasião a secretária Joyce Pinheiro fez a apresentação através de slades do relatório quadrimestral do Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS).

Trabalho em grupos elaborou propostas

A programação do evento teve continuidade com o ciclo de palestras, começando pelo enfermeiro Wallisson Moura que explanou sobre o tema “Conhecendo o nosso município: Atenção Básica na Melhoria do Acesso”.

A enfermeira Isabela Laís abordou o tema “Avanços e Desafios na Construção da Saúde”, sendo seguida pelas enfermeiras Lúcia Alves e Mariana dos Anjos que explanaram sobre o “Fortalecimento e Ampliação da Participação Social na Construção da Saúde”.

Plenária foi bastante participativa

No final de cada palestra os presentes foram convidados a participar com perguntas e sugestões referentes às ações da saúde no município. Em seguida aconteceram as discursões em grupos sobre os temas explanados pelos palestrantes.

No final um representante de cada grupo apresentou as propostas elaboradas nos grupos de trabalho, como também, aconteceu a entrega de certificados para cada participante e, encerrando, foi servido um almoço.

Para o prefeito o encontro foi bastante proveitoso, uma vez que oportunizou a comunidade apresentar suas sugestões no sentido de que as ações possam ser melhoradas. “Cumprimos nosso papel que é realizar a Plenária de Saúde e ouvirmos da população sobre como devemos atuar nesta importante área que é a da saúde”, disse Dr. Zenon Bezerra.

Dr. Zenon com 1ª dama e secretários municipais

Já a secretária de saúde fez questão de agradecer ao prefeito, a vice-prefeita e a seu cunhado, Djalma Policarpo, pelo apoio ao seu trabalho. “Quero agradecer a eles, a toda equipe de saúde de Monsenhor Hipólito e a todos que vieram participar deste importante momento de discursão, onde a sociedade apresentou os problemas e sugestões para a saúde de nosso município”, destacou Joyce Pinheiro.

Sobre o trabalho desenvolvido nestes primeiros meses de gestão, a secretária lembrou que apesar de alguns problemas existentes na saúde pública em geral, os trabalhos da saúde no município de Monsenhor Hipólito estão satisfatórios. “Buscamos oferecer um atendimento da melhor forma possível. Aqui todos os serviços da Atenção Básica são desenvolvidos por meio de profissionais capacitados e comprometidos”, finalizou.

Autoridades participantes da mesa de honra

Durante a Plenária foram escolhidos os delegados que irão representar o município em conferências futuras, dentre eles, Romero Costa, Ulisses Bezerra, Maria Elizete, Rosane Brito e Djenani Bezerra.

Delegados escolhidos durante Plenária

Além do prefeito, da secretária de saúde e do presidente do Conselho Municipal de Saúde participaram do evento o vereador Fábio Bezerra, os secretários municipais Eneide Bezerra (Assistência Social e atual primeira-dama), Francisco Gomes – Bidoca (Obras), Adalberto Carvalho (Meio Ambiente) e Gardênia Bezerra (Educação); a Diretora da Unidade Mista de Saúde “Emília de Sá Bezerra”, Doralece Policarpo e a sociedade em geral.