Secretaria Municipal de Saúde abre a V Semana do Bebê

Teve início na manhã desta terça-feira (08), na sede do CCI (Centro de Convivência do Idoso), a V Semana do Bebê do município de Monsenhor Hipólito. Este ano o evento, realizado pela Prefeitura, tem como tema “Vem família! Cuidar e educar a criança na era da tecnologia”. A programação prosseguirá até a próxima sexta-feira (11), quando acontecerá a culminância e uma festinha alusiva ao dia das crianças.

A abertura da V Semana do Bebê de Monsenhor Hipólito ficou a cargo da Secretaria Municipal de Saúde. A programação teve início com a escolha do “Bebê Prefeito”, onde o critério para escolha foi aquele que fosse mais novo. Desse modo a pequena Isa Lorrany foi escolhida para o “mandato” e ainda ganhou uma piscina inflável como lembrancinha.

Em seguida foi encenada uma peça que abordou de maneira lúdica como os pais, por falta de tempo ou comodidade, acabam inserindo, de maneira prematura, aparelhos de telefones celulares e TV’s nas vidas de seus filhos como forma de distraí-los. A encenação mostrou que esse tipo de atitude faz com que as crianças não se socializem ou tenham contato com brincadeiras que tornam a infância mais sadia. Além de torná-las obesas.

A psicóloga do NASF (Núcleo de Assistência de Saúde da Família), Gilka Alves, realizou uma dinâmica relacionada ao tema da V Semana do Bebê. Na sequência a palavra foi facultada aos convidados da mesa de honra, colaboradores da SMS e as mães presentes no evento. Nesse momento foram dados vários depoimentos de como, principalmente o uso do celular, tem prejudicado as crianças em vários aspectos da vida.

Coordenando a abertura do evento a secretária municipal de Saúde, Dra. Joyce Pinheiro Bezerra, salientou que a realização da V Semana do Bebê é de suma importância, pois uma boa formação na primeira é muito importante para que se tenha um adulto saudável. Em relação à escolha do tema, “Vem família! Cuidar e educar a criança na era da tecnologia”, a gestora explicou que isso se faz necessário tendo em vista que essa é uma das maiores problemáticas enfrentadas atualmente pelas famílias. Dra. Joyce frisou que essa é uma constatação dos profissionais do Nasf como psicólogos e fisioterapeutas.

Depois de um debate onde várias pessoas emitiram suas opiniões e mostraram exemplos positivos e negativos a respeito da temática foi servido um lanche. Em seguida foram distribuídas lembrancinhas e uma mistura nutricional para ser acrescentada na alimentação das crianças. Fechado a abertura da V Semana do Bebê de Monsenhor Hipólito aconteceu o corte do bolo.

“A gente percebe gradativamente o crescimento de crianças adoecidas por causa exatamente por causa dessas tecnologias que tem muita importância hoje, não podemos negar a importância, mas é importante esclarecer para essas mães que temos que ter limites porque realmente está trazendo um adoecimento”, pontuou a secretária de Saúde.

A programação da V Semana do Bebê de Monsenhor Hipólito terá continuidade nesta quarta-feira (09), no CCI, com a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SEME). Na quinta-feira (10), as atividades vão ficar a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). Nesses dois dias as atividades terão início as 08h00min.

Já a culminância da V Semana do Bebê acontecerá no dia 11 de outubro, a partir das 19h00min no Espaço de Eventos em frente ao Mercado Público, na Avenida Manoel Bezerra, com a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT). O secretário municipal de Cultura, Ernandes Bezerra, informou que durante o encerramento serão promovidas diversas atividades de lazer voltadas para as crianças de 0 a 06 anos. Mas por conta da proximidade com o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, o gestor destacou que vai ser realizada ainda o comemoração para crianças de todas as idades.

“A gente vai ter brinquedos de pula-pula, cama elásticas, balão, carrinhos, brincadeiras, muita diversão, muita pipoca, muito algodão doce para criançada que faz a festa. Vamos ter também apresentações culturais organizadas pela Secretaria de Cultura, um Coral onde vão versar sobre o tema da V Semana do Bebê. Vamos ter também a apresentação do Grupo Mímicos da Alegria da cidade de Picos que a gente trouxe no ano passado e o público gostou e interagiu bastante. Vamos ter também bolo para criançada, o parabéns, distribuição de lembrancinhas do encerramento e a participação do público, da comunidade que é sempre gratificante e gosta mesmo do evento e fica aqui o convite da Secretaria para todo mundo participar da culminância”, concluiu Ernandes Bezerra.

A programação teve continuidade com a médica do PSF (Programa Saúde da Família) II, Ana Keline de Moura. Ela exibiu um vídeo e uma reportagem que alertavam a respeito dos perigos do uso abusivo das novas tecnologias durante a infância. A médica também ministrou uma palestra abordando problemas e soluções a respeito do uso precoce do celular por crianças.

Fonte e Fotos: Portal O Povo

Alunos da rede municipal de ensino fazem avaliação de alfabetização da Undime-PI

A avaliação, resultado de uma parceria dentre a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) e a plataforma Mobieduca.me, tem como objetivo implantar uma metodologia de avaliação própria das redes municipais públicas de ensino, com foco na alfabetização dos alunos, visando à confecção de um diagnóstico preciso do desempenho dos estudantes.

Com o Saupi, será possível ter acesso a dados sólidos acerca da alfabetização do alunado, propiciando melhores meios para superação dos desafios futuros dentro da escolaridade de cada estudante. Toda a avaliação será acompanhada pela Undime-PI, desde a sua aplicação à análise e ao monitoramento dos resultados.

Em Monsenhor Hipólito, as avaliações foram aplicadas para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das unidades escolares Lino Rodrigues de Carvalho, Dirceu Arcoverde e Judith da Silva Lima.

Após o diagnóstico a ser confeccionado com base nesta primeira prova, os municípios receberão sugestões de melhorias por parte da equipe técnica da Undime-PI. Posteriormente, será aplicada uma nova avaliação, que possibilitará aferir os resultados referentes às medidas pedagógicas implantadas em função da avaliação diagnóstica.

Fonte: CG Noticias

 

Aluna da Unidade Escolar Judith da Silva Lima tem texto selecionado para a Olimpíada de Língua Portuguesa/2019

A Unidade Escolar Municipal Judith da Silva Lima está colhendo um bom resultado na Olimpíada de Língua Portuguesa/2019. A escola foi selecionada para Etapa Estadual com o texto “No toque do badalo”, da aluna IZA LORENA DE DEUS BEZERRA, orientada pela professora OSVALGÉRNIA DE SOUSA BEZERRA CASTRO. Essa conquista é fruto do compromisso, da dedicação e da responsabilidade de toda equipe.

Profissionais que trabalham de mãos dadas com todos os envolvidos no processo educativo: GESTÃO – ESCOLA – FAMÍLIA e COMUNIDADE. Esse é o retrato de uma escola que participa!

A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa tem como tema “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais — Foto: Divulgação
A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa tem como tema “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais — Foto: Divulgação

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Nesta edição, a premiada escritora mineira Conceição Evaristo é a grande homenageada!

Prefeito Zenon Bezerra

Monsenhor Hipólito está entre os 24 municípios piauienses que alcançaram maior nota no IEGM referente a 2018

O município de Monsenhor Hipólito, que tem como gestor o médico Zenon de Moura Bezerra, está entre os 24 municípios piauienses que receberam a classificação B, maior nota alcançada na avaliação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), referente ao exercício de 2018.

Os questionários do IEGM foram aplicados de 3 a 28 de junho deste ano. Os resultados, divulgados nesta terça-feira, 03, apontaram esses 24 municípios piauienses como sendo Gestão Efetiva.

O IEGM avalia a qualidade dos gastos, políticas e atividades municipais, verificando as necessidades sociais. Em relação ao Índice do ano passado, o número de classificados como Gestão Efetiva cresceu mais de 100% – apenas 13 municípios conseguiram nota B, em 2018 (ano de referência 2017).

“É um avanço significativo e as boas práticas de gestão nesses municípios devem, certamente, ser tomadas como exemplo para os demais gestores”, pontua o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, prefeito de Água Branca, cidade que está entre as 24 com Gestão Efetiva.

O Índice leva em conta sete dimensões da execução do orçamento público: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.

Confira os 24 municípios com melhor nota no IEGM:

Clique aqui e confira o infográfico do IEGM, que está disponível no Portal Institucional do TCE-PI.

Fonte:CG Noticias

Morre aos 74 anos em Picos a mãe do Cantor Mariozan Rocha

Faleceu nesta manhã em Picos, aos 74 anos, a hipólitana Tereza Rocha, mãe do cantor Mariozan Rocha, conhecido nacionalmente. Dona Teresa, como era conhecida no município de Monsenhor Hipólito,  foi  vereadora 4 vezes. Atualmente sua filha Valtânia Rocha ocupa uma das vagas no legislativo da cidade de Monsenhor Hipólito.

Tereza Rocha natural de Monsenhor Hipólito

Dona Tereza lutava contra um câncer e segundo informações, a mesma estava em casa quando se sentiu-se mal  e foi socorrida para a cidade de Picos na noite desta ultima quarta-feira. Dona Tereza constituiu família com Cesário Rocha com quem teve 13 filhos, entre eles: o cantor sertanejo Mariozan Rocha,  Pedro Rocha, e a vereadora Valtânia Rocha.

O Prefeito Dr. Zenon decretou luto oficial no município.

Prefeito Dr. Zenon Bezerra realizará programação alusiva aos 62 anos de Monsenhor Hipólito

Com o tema “É conhecer. Chegar e ficar”, o prefeito do município de Monsenhor Hipólito, Dr. Zenon Bezerra (PSB), através da Secretaria Municipal de Cultura, irá realizar uma programação especial alusiva ao aniversário de 62 anos de emancipação política e administrativa do município hipolitano.

A programação, que terá a duração de dois dias, acontecerá na sexta-feira (26), e no sábado (27), e contará com atividades cívicas, religiosas e apresentações de atrações musicais.

Na sexta-feira, data do aniversário da cidade, acontecerá o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos na Praça Joaquim Bezerra, a partir das 08h00min.

As 15h00min será celebrada uma missa em ação de graça na Igreja Matriz de Santa Ana.

A programação continuará a partir das 21h00min com o show de Wando dos Teclados,logo depois, as 22H00min, aconterá a premiação do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2019 e em seguida uma apresentação do cantor, Paulo de Tássio.

A meia noite em ponto vai acontecer o corte do bolo, show pirotécnico e em seguida um pronunciamento do prefeito, Dr. Zenon Bezerra, e da vice-prefeita, Josefina Policarpo (Progressista).

Em seguida a festa continua com Luan Estilizado e Edy Sakana encerrando o primeiro dia da programação do aniversário de 62 anos de Monsenhor Hipólito.

Já no sábado, Dia Municipal do Batonzeiro, a programação festiva terá início às 21h00min e contará com shows de Paulo de Tássio, Forró Tô na Farra, Waldo & Felipe e Andrezinho de Ouro.

O 62º aniversário de emancipação política e administrativa de Monsenhor Hipólito é uma realização do prefeito, Dr. Zenon, da vice-prefeita, Josefina Policarpo, dos secretários municipais e de toda equipe gestora.

Fonte: Riachaonet

Edital para Conselho Tutelar de Monsenhor Hipólito-PI

Reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA com a presença da Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Ângela de Maria Bezerra,para juntos lançarem o Edital 02/2019 para Eleição Unificada do Conselho Tutelar do município de Monsenhor Hipólito-PI.

O CMDCA na pessoa da presidente Marília Cinthia de Sousa, assegurou pela voz de todos os Conselheiros a obrigatoriedade da clareza,ética e compromisso para com o processo eleitoral da escolha do conselheiros tutelares.

Foi colocado ainda pela assessora técnica, que todos os passos irão constituir-se de acordo com as Resoluções 01 e 02/2019 do CMDCA e do Edital em questão,que a gestão administrativa não irá medir esforços junto ao CMDCA para tal processo ser legal,límpido, como fora colocado na reunião do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente-CEDCA com direcionamento do Ministério Publico.

As inscrições iniciam dia 08 de abril na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, em horário de expediente e todos os proclames escritos estão publicadas no Diário Oficial do Município.

Clique no Link: Edital – Conselho Tutelar MHPI 2019 do município de Monsenhor Hipólito-PI. 

Source link

Veja como foi o VII Festival de Quadrilhas de Monsenhor Hipólito

Uma verdadeira evocação as tradições das festas juninas do Nordeste brasileiro foi o que se viu no VII Festival de Quadrilha realizado pela prefeitura do município de Monsenhor Hipólito.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação o evento realizado na noite deste domingo (07), este ano teve como tema: “Luta e liberdade, valores e emoção, um São João de sentimentos, explodindo no Sertão”.

O VII Festival de Quadrilha reuniu alunos de cinco escolas públicas, sendo quatro municipais e uma estadual, e começou com um desfile das agremiações pelas ruas centrais do município até os arredores do Mercado Público onde aconteceram as apresentações.

A estrutura de arquibancadas disponibilizada pela administração do prefeito, Dr. Zenon Bezerra (PSB), ficou lotada por uma multidão que se empolgou bastante a cada nova apresentação.

Destaque também para ornamentações onde bandeirolas e balões juninos deram um colorido todo especial ao cenário sertanejo peculiar das comemorações alusivas ao São João do Nordeste.

O prefeito de Monsenhor Hipólito, Dr. Zenon, disse que a Prefeitura deu apoio integral para realização do VII Festival de Quadrilhas seja para a caracterização do cenário ou nos figurinos das quadrilhas que se apresentaram.

“A multidão compareceu e isso da na gente mais entusiasmo e vontade de trabalhar porque essa multidão que comparece sabe que sempre fazemos algo diferente com apresentações importantes que merecem o olhar de todos”, pontuou o gestor público.

O Secretário de Cultura, Ernandes Bezerra, frisou que o Festival de Cultura já faz parte do calendário de eventos culturais do município de Monsenhor Hipólito.

“Apesar de alguns contratempos, mudança de data por duas vezes em função de óbitos de pessoas muito próximas as pessoas relacionadas ao evento, mesmo assim com muita calma, com muito compromisso, com muita sabedoria nós conseguimos reagendar as datas e fazer com que o festival acontecesse mantendo a mesma programação como foi acionada desde o início”, comemorou o secretário.

Depois das apresentações culturais a programação do VII Festival de Quadrilha teve continuidade com um show com o cantor, Robson Farra.

VEJA IMAGENS

Source link

I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência é aberta em Monsenhor Hipólito

A Prefeitura Municipal de Monsenhor Hipólito, através de parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação juntamente com Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Comissão Selo UNICEF, realizou na manhã desta quarta-feira, 27, a abertura da I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que tem como tema “Proteger e cuidar de Adolescentes: Informação para escolhas saudáveis”.

O evento, que tem por objetivo disseminar informações sobre ações preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, está sendo realizado no Centro de Conivência do Idoso “Daniel R. Lima” (CCI).

A Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência tem como público-alvo adolescentes, pais e responsáveis, conselheiros municipais e profissionais das políticas públicas de atendimento ao adolescente.

A abertura foi feita pela coordenadora do CREAS Marília Cínthia de Sousa, que deu as boas-vindas a todos e destacou a importância da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. “A I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência traz a importância de se debater esse assunto junto as crianças e adolescentes, assim como aos seus pais e responsáveis. A Secretaria Municipal de Assistência Social em união com as Secretarias de Saúde e Educação e o Selo UNICEF, programou para esses dois dias, 27 e 28 de fevereiro, momentos de reflexão, conhecimento e muita troca. Assim, sejam bem-vindos a nossa I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, certos de que vocês são nossos grandes convidados”.

Na sequência, foi feita a composição da Mesa de Honra, que foi composta por: Gardênia Maria Bezerra, Secretária de Educação; Ernandes Bezerra, Secretário de Cultura; Santynha Bezerra, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal; Djanani Ocília Bezerra , Coordenadora do CRAS; Divanilda Bezerra, Coordenadora do SCFV; Géssyca Rayala, Supervisora do Programa Criança Feliz; Francisca Neves Alves, articuladora do Selo UNICEF no município; Ulisses Bezerra, Mobilizador Social do Selo Unicef; Zulândia Ocília Bezerra, Coordenadora Geral da Escolas Municipais; Jefferson Wagner, Coordenador da Atenção Básica, Naisa Iraci da Silva  Sousa, diretora da U.E. Ângelo Bezerra, Gilmara Cristiane, diretora da U.E. Antônio Hipólito; Dra. Ana Paula Guimarães Sá as médicas do ESF e Dra. Ana Keline de Moura, médicas do ESF e Dra. Gilka Mary Alves de Sousa, psicóloga do NASF. Também prestigiaram a abertura I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, Dra. Joyce Bezerra, Secretária Municipal de Saúde, e Lorinha Sá, presidente do Conselho Tutelar.

Facultado a palavra aos componentes da Mesa, a Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal Santynha Bezerra, parabenizou as secretarias pela realização da ação. “Gostaria de parabenizar a Gestão Mais trabalho, novas conquistas pela realização do evento, de modo especial as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde. A gente sabe que a gravidez, em qualquer época, em qualquer idade, é uma preocupação e na adolescência mais ainda.  Bom trabalho para todos nós”.

O evento teve início com uma dramatização de jovens que integram o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) sobre a temática do evento.

Na sequência, a Dra. Ana Paula Guimarães Sá, médica do PSF III, ministrou uma palestra com tema: “A importância da Prevenção da gravidez na adolescência como marca da vida em desenvolvimento”.

Em seguida, a Dra. Ana Keline de Moura, médica do PSF II, ministrou a segunda e última palestra do primeiro dia de atividades, que teve como tema: “Conhecendo a Realidade: Doenças, infecções e métodos contraceptivos como aliados a prevenção de riscos entre as adolescentes”.

Após uma pausa para o lanche, as palestrantes justamente com a psicóloga do NASF Gilka Mary Alves de Sousa, responderam a várias dúvidas e perguntas dos adolescentes presentes, que foram recolhidqs por meio das “Caixas de Pergunta”.

Encerrando as atividades do primeiro dia, a Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Joyce Bezerra, deixou a sua mensagem para os adolescentes presentes. “Esses encontros e palestras são de suma importância. A consequência de ter um filho na adolescência só sabe quem passa e quem realmente assume a responsabilidade de criar. Vamos deixar para ter filho na hora certa, vamos deixar para fazer tudo na hora certa. Esse é o recado que eu quero deixar para todos vocês. Aproveitem e absorvam ao máximo esse encontro”, disse.

A programação segue nessa quinta-feira, 28, com palestras, oficinas e painéis relacionados à prevenção da gravidez na adolescência.

Confira mais imagens do 1º dia de atividades: 

Fonte: CG Noticias

 

 

Prefeito Zenon Bezerra

Dr. Zenon Bezerra destaca que a administração municipal termina o ano em perfeito funcionamento

Apesar da estiagem, da crise financeira e da redução dos repasses feitos pelo Governo Federal para os municípios, o prefeito de Monsenhor Hipólito, Dr. Zenon Bezerra (Progressista), frisou que o ano de 2018 termina com a administração municipal hipolitana em perfeito funcionamento e com as contas em dia.

“Com os escassos recursos da União nós se valemos de Emendas de tudo quanto é de Poderes para que possamos fazer um bom trabalho, mas mesmo assim a nossa administração está terminando o segundo ano e eu estou tranquilo que estamos cumprindo a nossa obrigação”, destacou o prefeito.

Em relação a 2019, Dr. Zenon Bezerra ressaltou que a esperança é que seja um ano ainda mais positivo tendo em vista as mudanças no cenário da política nacional onde o deputado Federal, Jair Bolsonaro (PSL), foi eleito para a presidência da República.

“Sempre há esperanças dos nossos governantes [melhorarem], houve agora mudança, [foi eleito] um presidente [Jair Bolsonaro (PSL)] com boa intenção, presidente que tem tudo para corresponder a nação brasileira em todos os sentidos, então sempre há esperanças”, concluiu o prefeito de Monsenhor Hipólito.