Prefeito de Monsenhor Hipólito empossa nova secretária de saúde

O prefeito de Monsenhor Hipólito, Zenon de Moura Bezerra empossou na tarde desta terça-feira (26), a nova secretária de saúde do município e também o novo Diretor da Unidade Mista de Saúde, Emília de Sá Bezerra.

A acadêmica de direito, Karina Alves Bezerra é a nomeada para um dos mais importantes cargos da gestão “Mais Trabalho, Novas Conquistas”. Ela é esposa do líder político e cantor Mariozan Rocha. No mesmo ato, o prefeito empossou também o novo diretor da Unidade Mista de Saúde, Emília de Sá Bezerra, o ex-vereador João Hipólito.

A solenidade de posse aconteceu de forma simbólica com poucas pessoas e em dois momentos, respeitando as medidas de distanciamento social e de segurança, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O ato contou com a presença do secretário de administração, Virgílio Neto e de servidores de diversos setores da saúde.

O primeiro ato foi no Centro de Saúde, Dr. Petrônio Portela Nunes, na sede e o segundo momento aconteceu na localidade Serra Azul, onde residem a família de Mariozan Rocha e da nova Secretária de Saúde, Karina Bezerra que foram conhecer as instalações do Posto de Saúde da referida localidade.

Em coletiva de imprensa, a nova secretária de saúde, falou sobre as expectativas, desafios e metas que deseja realizar junto a equipe. “São muitos desafios pela frente. Tenho a dimensão da responsabilidade que o cargo exige e estou pronta para assumir esta batalha. Antes de tudo, sou apaixonada por esta terra e comprometo-me a dar o melhor de mim”, disse Karina Bezerra.

Karina falou que assume a pasta em um dos momentos mais delicados – o enfrentamento a pandemia da Covid -19.

“Estamos passando por momentos difíceis na saúde pública. Prometo intensificar as ações de combate a Covid – 19 em Monsenhor Hipólito e espero contar com a ajuda de toda a equipe para enfrentar os desafios, e assim possamos ajudar a todos. O momento agora é de gratidão, as expectativas são positivas e peço a colaboração de todos para que juntos consigamos vencer”, disse a secretária agradecendo ao gestor pela confiança.

O prefeito Dr. Zenon Bezerra que administra o município pelo quarto mandato, falou sobre os desafios que enfrenta atualmente e destacou a satisfação em receber a nova secretária de Saúde e o novo diretor do Hospital para trabalharem juntos na saúde do município.

“É com muita alegria que estamos recebendo de coração aberto e com o espírito grandioso, os novos integrantes da gestão. A nova secretária de Saúde, Karina, e o diretor do Hospital, o Hipólito. Certamente, eles irão somar junto a nossa gestão para continuarmos o avanço da nossa querida Monsenhor Hipólito”.

O ex-vereador João Hipólito que assumiu a direção da Unidade Mista de Saúde, Emília de Sá Bezerra ,falou sobre a sua trajetória política no município, destacou os desafios e responsabilidade do cargo que está assumindo, principalmente neste período de pandemia, em que a Saúde tem que está apta para atender todas as demandas, e destacou que irá contribuir e buscar melhorias para a população junto a gestão.

“Durante a minha militância política no município já fui vereador e presidente da Câmara, mas venho de outro mundo, o do comércio, quando morava em Brasília, e assim como Mariozan vim em busca de me aproximar mais da família e do nosso povo, pois, feliz é aquele que mora com o seu reduto e amigos. Estamos assumindo um compromisso ímpar, de comprometimento, pois iremos representar o que queríamos que os outros realizassem, iremos trabalhar em equipe junto à gestão. Sabemos que a saúde está debilitada e que o povo nunca precisou da gente como agora. Vamos arregaçar as mangas e realizar o nosso trabalho junto a toda equipe que é comprometida. Este momento em que assumo a direção da Unidade Mista de Saúde, Emilia de Sá Bezerra, vemos que a atenção de todos está voltada para esta área devido o momento que estamos enfrentando, mas não podemos esquecer as outras doenças. Iremos trabalhar atendendo todas as necessidades e buscar a prevenção de todas as doenças. Iremos trabalhar em parceria e alcançar os objetivos desejados. Estarei sempre aberto a ouvir a população e conto com a colaboração de todos”, pontuou.

Fonte: Fotos e Texto – Cidades na Net

Live debaterá combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Monsenhor Hipólito, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, vem realizando ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é comemorado na próxima segunda-feira, 18 de maio.

Entre as ações que estão sendo realizadas pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) em comemoração aos 20 anos da campanha e aos 30 anos do Estatuto da Criança e Adolescente.

“Todos os anos debatemos a temática na zona urbana e rural do nosso município e culminamos a campanha com uma caminhada. Este ano, devido a pandemia, estamos trabalhando com ações remotas através das redes sociais, ressaltando a importância e as formas de denunciar”, disse a coordenadora do CREAS e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marília Cinthia.

Na segunda-feira, acontecerá a culminância da campanha no município, com a realização de uma live com o psicólogo do CREAS, Ítalo Alves, um representante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), assim como a presidente do Conselho Tutelar do município.

“A mesma será transmitida às 15h00 através do facebook da Secretaria de Assistência Social e irá discutir a temática esclarecendo as dúvidas dos telespectadores”, afirmou Marília.

Saúde de Monsenhor Hipólito instala barreira sanitária em vias de acesso ao município

A Secretaria de Saúde de Monsenhor Hipólito intensifica o trabalho de combate ao novo coronavírus (COVID-19), realizando barreiras sanitárias na rodovia que liga Monsenhor Hipólito à BR-020 e na estrada que dá acesso ao município de Campo Grande.

A medida de combate e enfrentamento ao Covid-19, conta com apoio da Prefeitura Municipal, na administração do prefeito, Dr. Zenon Bezerra.

Durante a permanência da barreira, os profissionais fazem abordagens e orientam os transeuntes sobre o autocuidado com a saúde, manejo adequado do uso de mascaras, lavagem das mãos, ações de cuidados para evitar tocar nos olhos, nariz e boca, além de doar máscaras caseiras.

São enfatizadas também orientações para permanecerem em casa e, sair apenas em casos de extrema necessidade.

Na ação desta terça-feira (05), estiveram os profissionais: a psicóloga Gilka; o agente epidemiológico, Rubens; a fisioterapeuta, Viviane; a assistente social, Nildete; a nutricionista, Jussara; o motorista, Antônio Neto; a agente de Saúde, Elizete e o agente epidemiológico, Edvaldo.

De acordo com a secretária de Saúde, Joyce Bezerra, as ações acontecem desde o último sábado (02), e prosseguem durante toda semana.

“É um trabalho de dedicação e compromisso com a saúde de todos, de cada hipolitano e dos profissionais de saúde. Esperamos que tudo isso passe logo”, comentou a secretária.

Nesta segunda-feira (04), a barreira sanitária foi instalada nas referidas estradas de acessos ao município. Os profissionais de saúde envolvidos foram: a assistente Social, Nildete; a nutricionista, Jussara; a fisioterapeuta, Viviane e motorista Rodrigo.

Durante ocasião, os agentes orientaram quanto ao manejo adequado ao uso e entrega de máscaras caseiras para qualquer saída do domicilio, lavagem de mãos, uso de álcool e autocuidado com saúde.

Na primeira barreira realizada na segunda-feira, foram registradas 171 notificações e abordagens com orientações de manejo.

Secretaria de Saúde de Monsenhor Hipólito reforça a necessidade do isolamento social como forma de combater o coronavírus

Paralelo ao trabalho de desinfecção das ruas e pontos de grande movimentação do município, bem como o de orientação de comerciantes e da população em geral, além da distribuição de máscaras, a Secretaria Municipal de Saúde de Monsenhor Hipólito reforça a importância da quarentena e do isolamento social como forma de combater a disseminação da pandemia da COVID-19.

“Já existe no nosso município, além das Portarias de manejo do COVID-19 do Ministério da Saúde, do decreto do Governo do Estado do Piauí, o Decreto municipal que regulamenta a questão do isolamento domiciliar. Estamos passando por um momento único e extremo em que a saúde pública, a civilidade com nossos conterrâneos e a responsabilidade social é dever e obrigação de todos. Mais uma vez reafirmamos nosso compromisso com a Saúde hipolitana”, pontuou a secretária municipal de Saúde, Dr. Joyce Bezerra.

A gestora também aproveitou a oportunidade para esclarecer a população de Monsenhor Hipólito a respeito de algumas dúvidas no que tange a realização de testes rápidos por parte da Secretaria Municipal de Saúde.

Dra. Joyce Bezerra informou que até o presente momento a SESAPI (Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Piauí), só repassou de 20 testes rápidos para o Município de Monsenhor Hipólito, sendo que os mesmos, devido Portaria para utilização, só podem ser usados em profissionais da saúde e de segurança sintomáticos.

Ela lembrou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde já realizou a compra de testes rápidos para o município, contudo a entrega deverá acontecer apenas a partir do próximo dia 05 de maio, uma vez que não há pronta entrega dos mesmos.

“É importante ressaltar que os testes rápidos apresentam limitações e a principal delas é que precisam ser realizados, de forma geral, a partir do sétimo dia, do início dos sintomas, sendo necessário que o caso suspeito ou em contato de caso confirmado de COVID-19, espere esse tempo para que o sistema imunológico possa produzir anticorpos em quantidade suficiente para ser detectado pelos testes. Dessa forma, a realização dos testes, não exclui o isolamento domiciliar até o limite de 14 dias, após o início dos sintomas, mesmo com o resultado negativo dos testes”, pontuou Dra Joyce.

Prefeito de Monsenhor Hipólito prorroga suspensão de aulas e atividades

O prefeito de Monsenhor Hipólito, Zenon Bezerra, prorrogou por mais 30 dias a suspensão de aulas e atividades no município, através do decreto nº 0006/2020, de 30 de Março de 2020.

No mesmo o gestor declarou estado de calamidade pública em todo o território do Município de para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus).

Entre as medidas, estão proibidas reuniões públicas ou provadas que contenham mais de 30 pessoas, ingresso e circulação de veículos de transporte no município, aumento dos preços de produtos de saúde, higiene e alimentação.

 O prefeito também convocou todos os servidores da saúde municipal para que, caso se fala necessário, cumpram as escalas estabelecidas pelas respectivas chefias, de acordo com as determinações da secretaria municipal de saúde.

Confira decreto na integra.

Suspensão temporária da feira do Município de Monsenhor Hipólito-Pi

Decreto nº 0005/2020, de 24 de Março de 2020.
Decreto de utilidade pública que instaura proibições e recomendações sobre a pandemia do novo vírus Coronavírus
– (COVID-19)

O PREFEITO MUNICIPAL DE MONSENHOR HIPÓLITO, Estado do Piauí, Zenon de Moura Bezerra, no uso de suas atribuições legais:

DECRETA
Art. 1º- Suspensão temporária da feira do Município de Monsenhor Hipólito-Pi pelo prazo de 07(sete) dias, a partir de 24 de março de 2020, podendo tal prazo ser estendido a depender de novas orientações dos
órgãos de controle;

Art. 2º Quarentena de dez dias em um local fixo para pessoas que estiveram recentemente em Estados onde foi confirmada a contaminação comunitária a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro;

Art. 3º – Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário

VEJA O DECRETO

Secretaria de Saúde de Monsenhor Hipólito inicia vacinação contra gripe

O público alvo são os idosos acima de 60 anos e os profissionais de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Monsenhor Hipólito deu início na manhã desta terça-feira (24), a Campanha de Vacinação contra a Gripe.

Nessa primeira etapa da imunização as doses da vacina estão sendo disponibilizadas para os idosos acima de 60 anos e os profissionais de saúde.

A vacinação desse público alvo prosseguirá até a próxima sexta-feira (27).

 

De acordo com a Secretária de Saúde de Monsenhor Hipólito, Dra. Joyce Bezerra, a vacinação acontece na Unidade Escolar Municipal Padre Cícero Romão Batista.

A vacina está sendo aplicada em dois horários: das 08h00min as 11h30min e das 14h00min as 17h00min.

Para se vacinar são necessários os seguintes documentos: cartão de vacina e Cartão do SUS.

A Secretaria de Saúde de Monsenhor Hipólito orienta ainda que as pessoas evitem aglomerações e retornem para casa após a vacinação.

Prefeito Zenon Bezerra

Prefeitura de Monsenhor Hipólito publica decreto com medidas de prevenção ao Coronavírus

O Prefeito Municipal de Monsenhor Hipólito, o médico Zenon de Moura Bezerra, através do Decreto Nº 0003/2020, de 17 de Março de 2020, instaurou uma série de proibições e recomendações de prevenção à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Uma das medidas de prevenção é a suspensão temporária de aulas nas escolas municipais pelo prazo de 15 dias, a partir de 19 de março de 2020, podendo tal prazo ser estendido ou reduzido a depender de novas orientações dos órgãos de controle.

Também foi decretada a restrição de eventos com mais de 100 pessoas cuja autorização dependa da prefeitura; Cancelamento de inaugurações, atos públicos e eventos do município; encomendação para outras instituições como faculdades e empresas adiarem eventos com público superior a 100 pessoas; Quarentena de dez dias em um local fixo para pessoas oriundas de países estrangeiros. A medida é válida também a brasileiros que estiveram fora do País nas últimas semanas; Quarentena de dez dias em um local fixo para pessoas residentes em Monsenhor Hipólito que estiveram recentemente em Estados onde foi confirmada a contaminação comunitária a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro; e recomenda-se o fechamento de academias de ginástica e a suspensão temporária de missas e cultos pelo prazo de 7 (sete) dias.

Confira o Decreto Nº 0003/2020 na íntegra:

NUCA de Monsenhor Hipólito realiza Audiência Pública nesta sexta-feira

O NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes), realizará nesta sexta-feira (13), uma Audiência Pública.

A Audiência Pública terá como tema: “Mulheres e Meninas em Posição de Liderança na Sociedade”.

O debate acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores a partir das 18h00min.

Essa Audiência Pública é uma realização do NUCA, do Selo UNICEF e da Prefeitura de Municipal de Monsenhor Hipólito através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Monsenhor Hipólito recebem o novo pároco de Santa Ana – PORTAL RIACHAONET

A paróquia de Santa Ana, com sede no município de Monsenhor Hipólito, recebeu com entusiasmo na noite de ontem, dia 04, o novo pároco que passará a dirigir as atividades daquela comunidade católica. Trata-se do padre Antônio Mendes Neto, ex-pároco de Nossa Senhora das Mercês, com sede em Jaicós.

A posse canônica do padre Antônio Mendes, terceiro pároco de Santa Ana, foi dirigida pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, com a participação de vários padres que integram o Clero da Diocese, dentre os quais, Miguel Feitosa e Expedito Oliveira, antecessores do padre Antônio Mendes naquela paróquia.

Antes da posse, os fiéis hipolitanos recepcionaram seu novo pastor no adro da Igreja de Santa Ana, onde ele recebeu simbolicamente a chave da cidade das mãos do prefeito Zenon de Moura Bezerra e em seguida as chaves da igreja. Após o toque do sino, todos adentraram ao interior da igreja para início da posse canônica, quando o padre Antônio Mendes, diante de uma igreja lotada, fez sua profissão de fé e renovou as promessas sacerdotais.

Em sua homilia, o bispo Dom Plínio José procurou ressaltar o papel do pároco junto à sua comunidade e o quanto este deve estar próximo ao povo de Deus, e como a comunidade deve acolher seu pastor com muito carinho.

Além dos fiéis de Monsenhor Hipólito, também participaram da posse canônica, seguida de missa, várias caravanas oriundas de cidades da região, como Fronteiras, Picos, Alagoinha do Piauí, Campo Grande do Piauí e Jaicós.

Em entrevista ao Portal Picos 40 Graus, o prefeito de Monsenhor Hipólito, Zenon de Moura Bezerra, destacou o momento de felicidades para o povo de sua cidade ao receber o novo pároco de Santa Ana. O prefeito aproveitou também para agradeceu o trabalho desenvolvido pelo padre Expedito Oliveira durante os últimos seis anos no município, ao tempo que desejou sucesso na missão do padre Antônio Mendes. Zenon Bezerra ainda elogiou a expressiva participação dos hipolitanos na acolhida, evidenciando assim sua grande religiosidade e fé.

PERFIL
O padre Antônio Mendes Neto, de 69 anos, é o terceiro pároco de Santa Ana. Natural de Picos, ele estudou no Seminário Menor em Teresina e no Maior em Fortaleza (CE). Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu em 1978, em Picos. Já atuou nas Paróquias de Paulistana, Simões, Fronteiras e, nos últimos seis anos, em Jaicós.

Picos40graus – Por João Paulo Leal – Da Redação – Fotos: Gelimar Moura

Fonte: Riachaonet