Unidade Escolar Padre Cícero comemora seu 43° aniversário

A Unidade Escolar Municipal Padre Cícero Romão Batista, em Monsenhor Hipólito, comemora neste dia 23 de março o seu 43° aniversário de fundação.  A equipe que integra a escola foi homenageada na Conferência Municipal de Educação realizada no município pelo transcurso da data histórica. De acordo com a atual diretora Marizete Bezerra o sucesso da escola é atestada pelos muitos casos de ex-alunos que ingressaram em boas universidades e hoje exercem profissões de destaque na sociedade, não apenas no Piauí, mas em outros estados brasileiros, oriundos da Escola Padre Cícero.

A atual diretora, que se formou na primeira turma da escola, diz que a Escola Padre Cícero representa muito para Monsenhor Hipólito por ser a primeira unidade a oferecer o antigo ginásio, hoje denominado de Ensino Fundamental. “Essa escola representa uma história de vida, marcada pela qualidade, que através dos anos vem se destacando cada vez mais”, comentou.

Marizete Bezerra, atual diretora
Marizete Bezerra, atual diretora

Recentemente a escola passou por uma ampla reforma realizada pela gestão do prefeito Zenon Bezerra, melhorando as suas instalações para receber os 250 alunos que cursam do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino.

Muitas histórias de sucesso já foram registradas na escola
Muitas histórias de sucesso já foram registradas na escola

A primeira diretora da Unidade Escolar Padre Cícero, Maria dos Santos Bezerra Gomes, conhecida por todos por Santinha Bezerra, declarou que a escola representou a possibilidade dos hipolitanos continuarem estudando, devido as dificuldades existentes há 43 anos para se cursar o ginásio.

Santinha Bezerra foi a primeira diretora da unidade
Santinha Bezerra foi a primeira diretora da unidade

“Monsenhor Hipólito agradece muito ao prefeito da época, Virgílio de Sá Bezerra, meu irmão, que com muito esforço conseguiu trazê-la. Tínhamos muitos hipolitanos na expectativa de fazer o ginásio, mas que não podiam se deslocar para outras escolas para fazer, e no dia 23 de março de 1975, debaixo de uma forte chuva e com a presença de autoridades estaduais, fundou a escola Pe. Cícero Romão Batista”, declarou.

Professores da escola com autoridades durante conferência realizada nesta sexta, 23
Professores da escola com autoridades durante conferência realizada nesta sexta, 23

Inicialmente a escola, cuja qualidade do ensino é reconhecida em todo o Piauí, funcionou em um local improvisado. Em 1982 o então prefeito Manoel Bezerra construiu uma sede própria. “Eu fui diretora-fundadora por 37 anos e sempre costumo dizer que está escola para mim é uma velha paixão”, declarou Santinha.

Gardênia Bezerra, secretária de educação
Gardênia Bezerra, secretária de educação

Já secretária de educação do município, Gardênia Bezerra, como professora que também integrou o corpo docente da Unidade Escolar Padre Cícero Romão Batista, parabenizou a escola, seu corpo docente, discente e toda gestão escolar pelo seu 43º ano de existência. “Escola Padre Cícero, berçário de muitos hipolitanos educacionalmente exitosos mundo a fora”, destacou.

Homenagem

Tanto a atual diretora quanto a ex-diretora destacam as premiações recebidas pela escola, inclusive com alunos participando por duas ocasiões do quadro “Soletrando” do programa da Rede Globo do apresentador “Caldeirão do Huck”. Em 2012 a Escola Padre Cícero foi classificada pelo Ministério da Educação como uma das 10 melhores escolas do Piauí.

Folha Atual