Prefeitura de Monsenhor Hipólito prepara festejos de 60 anos de emancipação política

O médico Zenon Bezerra que assumiu a prefeitura de Monsenhor Hipólito em 01 de janeiro de 2017, pela quarta vez, tem se esforçado para colocar a máquina pública em ordem e garantir serviços públicos de qualidade, na educação, saúde, assistência e agricultura.

A cidade se prepara para comemorar 60 anos de emancipação política e a cada ano, o povo espera o anúncio das atrações da festa. O prefeito anunciou as três atrações em Praça pública, para o dia 25 de julho, principal dia dos festejos da cidade, uma grande estrutura será montada para receber Toca do Vale, Erika de Diniz e Paulo de Tássio.

A cidade já está toda enfeitada, garantindo um colorido especial, com bandeirolas, marca tradicional implantada pela gestão do grupo dos “ Bezerras” no comando do município. Os filhos ilustres já estão tendo a alegria de recepcionar parentes e amigos que nesse período elegem o município para curtir as férias, rezar, festejar e rever familiares.

O prefeito Zenon Bezerra diz que a festa é simples, mas feita com muita dedicação e empenho da gestão para comemorar com os munícipes, filhos ilustres e visitantes os 60 anos de emancipação política, bem como, os festejos de 110 anos das festividades de Santa Ana.

“ Somos todos amantes de nossa terra, temos um carinho especial por ela e seu povo, é o sentimento de patriotismo que desperta em todos e em cada um de nós. Nesse período festejamos mais um ano de emancipação de nosso município.  Estamos felizes, por mais um ano , agora estarmos aqui na gestão,  trabalhando para o nosso povo, pois temos na política a missão de servir “, disse o prefeito.

Ele ainda aproveitou para agradecer a todos pelo apoio e destacou a realização de obras e reformas importantes, em prédios que estavam inadequados para serem utilizados com serviços de educação, como é o exemplo da escola Padre Cícero Romão Batista que imprimiu uma marca forte na educação durante décadas, mas que precisava de uma grande reforma, além de outras como a moderna creche Gisele Bezerra dentre outras.

Dia 25/07/2017 (Terça-Feira)

22:00 horas – Abertura oficial do 60º aniversário de Emancipação Política de Monsenhor Hipólito – PI

22:30 horas – Paulo de Tássio e banda

00:00 horas – Parabéns para Monsenhor Hipólito, corte simbólico de bolo de aniversário e show pirotécnico de fogos

00:30 horas – Forró Toca do Vale

03:00 horas – Érika Diniz

Dia 26/07/2017 (Quarta-Feira)

07:00 horas – Hasteamento das bandeiras e execução dos hinos (Pátio da Prefeitura Municipal)

07:30 horas – Reinauguração simbólica de obras no município (Prefeitura Municipal)

15:00 horas – Missa solene de aniversário de emancipação política de Monsenhor Hipólito (Igreja Matriz de Santa Ana)

Dia 27/07/2017 (Quinta-Feira)

22:00 horas – Comemoração alusiva ao Dia Municipal do Batonzeiro (Lei Municipal Nº 256 sw 23 de agosto de 2016)

22:00 horas – Show de abertura com Nicolau Sá

00:00 horas – Show com Robson Farra

03:00 horas – Show com Andrezinho e banda

Prefeitura Municipal realiza V Festival de Quadrilhas Juninas em Monsenhor Hipólito

Coreografias, danças e literatura marcaram o São João do município de Monsenhor Hipólito nos dias 23 e 24 de junho. A valorização da cultura, o envolvimento das escolas do município, do Estado e das secretarias de  Assistência Social e Educação, além da organização, criatividade e a participação popular consolidaram o sucesso do V Festival Junino que trouxe pela primeira vez, tendas juninas especiais, com comidas típicas, um portal com decoração junina e estrutura de palco, som e luzes.


A festa típica chamou a atenção pela beleza das indumentárias juninas, criatividade, decoração e principalmente pela participação popular. O pessoal acompanhou de perto o desfile das Quadrilhas Juninas na principal avenida da cidade até a Arena Junina ao lado do Mercado Público onde aconteceu as apresentações do V Festival.


Durante o Festival ganhou destaque a literatura, coreografias e o acervo musical que marcou época nas festividades de São João no Nordeste. No primeiro dia a festa foi iniciada com a apresentação da Quadrilha Junina organizada pela Unidade Escolar Municipal Judith da Silva Lima que trouxe para a Arena crianças e o tema “Mistérios da Meia Noite”, logo em seguida, aconteceu a apresentação de dança com o grupo, Corpo de Ballet de Ipiranga do Piauí.

VEJA O ÁLBUM DE FOTOS


A Secretaria de Assistência Social através do serviço de fortalecimento de vínculos apresentou a quadrilha junina da terceira idade. Depois foi a vez da escola de tempo integral do José Alves –CETIJAB apresentar o tema “Abelha Rainha” e em seguida, a CETIJAB noturno também da Unidade Escolar José Alves apresentou o tema “ Favo de Mel “, fechando as apresentações juninas no quinto Festival de Quadrilhas Juninas, no primeiro dia de evento.


No segundo dia aconteceu também o desfile pela principal avenida da cidade e a apresentações das quadrilhas: Flor do Encanto na Festa do Milho, organiza pela Creche; Caju precoce pela escola Lino Rodrigues; Hipolitano um Ipê em Flor pelo colégio Antônio Hipólito; Flor de Mandacaru pelo Ângelo de Maria Bezerra; Flor do Algodão organizada pelo  colégio padre Cícero. A arena ficou  completamente lotada e fascinou o público que acompanhou atentamente a desenvoltura das equipes nas apresentações que levaram o melhor em indumentárias, coreografias, temas, literatura e cultura popular. A banda Forró da Monarquia encerrou a festa.


O prefeito Zenon Bezerra elogiou o esforço da Secretaria de Cultura e de sua equipe pela organização da festa, bem como, o envolvimento das Secretarias de Assistência Social e Educação para a realização da festividade junina no município e principalmente a participação popular nos festejos juninos de Monsenhor Hipólito. “ Para nós é uma satisfação grande ver a alegria do povo e a valorização de nossa cultura”, disse Zenon Bezerra.


O secretário de Cultura Ernandes Bezerra falou sobre o V Festival de Quadrilhas Juninas, afirmando que o evento superou todas as expectativas da organização, inclusive pela participação do público e da qualidade do evento, “ Todas as expectativas foram superadas, tanto da organização das quadrilhas juninas como da participação do público que este ano bateu recorde, movimentando toda a cidade. Vamos trabalhar para melhorar ainda mais o evento para a próxima edição”, disse o secretário de cultura Ernandes de Sá Bezerra.


Ele agradeceu ainda o apoio efetivo da administração municipal na pessoa do prefeito Zenon Bezerra, da Secretaria de Educação, Gardênia Maria Bezerra  e da Assistência Social , Eneide Bezerra (dona Neide) pela participação e apoio. Destacou ainda a dedicação da coordenadora de cultura, Osvaldelia Bezerra e do secretário de administração Virgílio Neto. Ainda aproveitou para também agradecer ao secretário de cultura de Ipiranga que levou o grupo de Ballet para fazer apresentações e participar do Festival de Quadrilhas.


A festa arrancou elogios do público pela organização e participação do popular, valorizando a cultura local e o tradicional festejo junino. Os alunos tiveram papel de protagonistas, fazendo o festival acontecer de forma mais brilhante pela qualidade das apresentações, somando-se aos esforços dos diretores, coordenadores , professores, alunos  e pais  dos estudantes que contribuíram para que o evento conquistasse o sucesso.

Prefeitura recupera estradas vicinais no município de Monsenhor Hipólito

A Prefeitura de Monsenhor Hipólito está fazendo um trabalho intensivo de recuperação das estradas vicinais em toda zona rural do município. O prefeito Zenon Bezerra determinou que sua equipe identificasse as vias que precisassem de reparos urgentes e que colocasse como prioridade aquelas que a população tenha dificuldade de trafegar.

O trabalho de recuperação das estradas está bem avançado, antes locais sem a mínima condição de tráfego hoje recebe a aprovação dos usuários e moradores que necessitam se deslocar para a sede do município, como também, fazer a escoação de sua produção de feijão, que geralmente acontece de fevereiro a maio, e também de caju, logo após o período de inverno, culturas que predominam na região.

Com recursos próprios utilizando os maquinários adquiridos pela Prefeitura de Monsenhor Hipólito junto ao PAC, a meta do prefeito é fazer a recuperação de todas as estradas vicinais o mais rápido possível, deixando as estadas rurais cada vez melhor para garantir a tranquilidade no tráfego e a satisfação dos usuários que precisam diariamente se locomover utilizando estradas rurais.

O prefeito Zenon Bezerra afirma que o compromisso com a população é de recuperar todas as estradas, chegando 100% da manutenção e conservação para garantir a maior comodidade e trafegabilidade com segurança. “ Nossa meta é fazer 100% da recuperação das estradas, pois o nosso povo merece o melhor. Vamos trabalhar para o nosso povo, no município e nossa população merece o melhor “, disse o prefeito Zenon Bezerra.

Prefeito de Monsenhor Hipólito Dr. Zenon Bezerra
Prefeito de Monsenhor Hipólito Dr. Zenon Bezerra

As obras de recuperação das estradas vicinais estão bem adiantadas e já foram concluídas nas localidades: Sítio, Aroeiras, Pé do Morro, Serra azul,  Libório, Favela , Morro Pelado, Baixa Grande, Mandacaru,  Mearim I  e II, também  foram recuperadas as estradas que dão acesso as cidades de Alagoinhas e Francisco Santos, praticamente em todas as localidades do município as máquinas já estiveram fazendo a recuperação de estradas vicinais.

Estrada  na localidade Morrinhos intrafegável .
Estrada na localidade Morrinhos intrafegável .( antes)
Estrada na localidade Morrinhos recuperada .( depois )
Estradas próximo a Antônio Bento, está intransitável
Esse trecho que liga pendanga a Morrinhos( antes )
Essas estradas no Mearim totalmente recuperadas
Mearim com estradas recuperadas
Serviço de recuperação de estradas estão bem adiantadas
População elogia recuperação das estradas na zona rural

 

 

Esse trecho que liga pendanga a Morrinhos ( depois )
Estradas ficam perfeitas e população aprova trabalho do prefeito Zenon

 

Prefeito Zenon Bezerra Participa de Fórum de Segurança Pública

O prefeito de Monsenhor Hipólito, Zenon Bezerra participou do II Fórum de Segurança Pública, realizado na Universidade Estadual do Piauí, no município de Picos, onde foi discutido a questão de segurança pública e atuação da polícia nos trabalhos  ostensivos em prol da sociedade.

Zenon Bezerra aproveitou o evento para solicitar ao comandante geral melhoria no efetivo policial do município. O prefeito disse que é urgente a melhoria do efetivo para dar maior segurança à população.

Prefeito Zenon Participa de Fórum de Segurança

Também participou do evento o prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa, de Santana do Piauí, Maria José e o vice-prefeito de Geminiano. O secretário de segurança pública capitão Fábio Abreu, o comandante geral  da PM Carlos Augusto, o comandante do 4º BPM Edwaldo Viana e outras autoridades.

Prefeito Zenon Participa de Fórum de Segurança
Prefeito Zenon Participa de Fórum de Segurança

Novo Mais Educação começa a funcionar em Monsenhor Hipólito

O programa foi aberto em solenidade com a presença de diretores de escolas, professores e alunos na cidade de Monsenhor Hipólito. O programa centra esforços principalmente no domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

A Secretária Municipal de Educação juntamente com as escolas municipais: PE. Cícero e Judith Lima, fizeram abertura do Programa “Novo Mais Educação”  o programa dará prioridade a alunos que tenham mais dificuldades de aprendizagem e escolas com baixos indicadores educacionais.

O Novo Mais Educação enfatiza principalmente disciplinas como português e matemática, que precisam estar muito bem aprendidas pelas crianças e jovens, pois quando eles sabem um bom português, o desenvolvimento educacional melhora em qualquer outro conteúdo, qualquer outra disciplina. O mesmo ocorre com a matemática, que é a base muito sólida de qualquer formação educacional para um jovem e para uma criança.

Novo mais educação

 

 

 

Monsenhor Hipólito desenvolverá ações de combate ao tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo de Apoio a Saúde da família-NASF coordenadora atividades junto ao programa de saúde da família do município de Monsenhor Hipólito para combater o tabagismo.

A equipe do NAF e PSF se reuniu para implementar a política contra o tabagismo na cidade de monsenhor Hipólito, as ações serão desenvolvidas pelo Nasf, os Psfs  e o hospital municipal Emília de Sá Bezerra .

Nos dias de atendimento com os médicos nos postos de saúde a equipe Nasf fará um trabalho preventivo com os pacientes que estão à espera de atendimento, dando palestras sobre o tabagismo. Participaram da reunião a coordenadora do Nasf Nildete Sá , a coordenadora dos Psfs Lúcia Marina e as enfermeiras Juliana  e Naiane .

NASF e PSF contra o tabagismo

 

Lagoa Dantas recebe canos e caixa de água para sistema de adutora

A comunidade do Bairro Lagoa Dantas está sendo beneficiada com a tubulação para canalização de água, através do DNOCs , colocando fim a uma longa espera de anos para que a comunidade pudesse ter acesso ao benefício.

O prefeito Zenon Bezerra reafirmou o seu compromisso com a comunidade e solicitou ao coordenador do DNOCS Djalma Policarpo para que o mesmo pudesse ajudar a realizar o desejo daquela comunidade.

O sistema de abastecimento de água na comunidade Lagoa Dantas vai garantir a rede de abastecimento de água para as residências. A pequena adutora beneficiará 14 famílias e levará dignidade e a realização de um sonho antigo daquela comunidade.

Encanação de água na lagoa Dantas
Encanação de água na lagoa Dantas

Encanação de água na lagoa Dantas

Secretário de Agricultura participa de reunião e busca apoio para produtores do município de Monsenhor Hipólito

Reunião ontem em Santo Antônio de Lisboa no auditório da Câmara de Vereadores com representantes do Câmara Setorial do Caju, Governo, Emater, Sebrae, Prefeituras, Secretarias de agricultura e representantes de Cooperativas e empresas que trabalham no seguimento.

secretário de Agricultura em Reunião com Câmara Setorial

A reunião que aconteceu em Santo Antônio de Lisboa foi a primeira do polo da Cajucultura que foi criado recentemente para elencar os problemas e as providencias a serem tomadas para o fortalecimento do setor..

Segundo secretário de Agricultura do Município de Monsenhor Hipólito Jocibel Belchior Bezerra o resultado dessa reunião foi a seleção de 30 produtores para acessar crédito junto aos agentes financeiros.

“ Essa é uma oportunidade para os produtores adquirirem créditos e melhorar a produção, breve será realizada uma reunião em Monsenhor Hipólito com o mesmo objetivo. A reunião foi bastante proveitosa e vamos buscar através da Câmara em parceria com o setor público e fortalecer  o nosso seguimento do caju”, disse Jocibel.

 

Pequenos agricultores do município de Monsenhor Hipólito recebem caixas dáguas tipo cisternas

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS através de seu coordenador estadual Djalma Policarpo distribuiu caixas de águas para pequenos agricultores do município de Monsenhor Hipólito para atender a demanda de abastecimento de água para as comunidades rurais.

Além das caixas de água, o município foi contemplado com bombas submersas e cabos para a recuperação de poços que estavam com problemas. O trabalho visa garantir o abastecimento de água no município e garantir o consumo de água potável para a população.

O coordenador do DNOCS Djalma Policarpo disse que órgão está em ação para garantir água potável para o consumo da população que sofre com a estiagem das chuvas, no município. ” Estamos intensificando nossos trabalhos” , disse Djalma Policarpo.

Caixas de água

Caixa de água